quinta-feira, 19 de novembro de 2009

CONSCIÊNCIA NEGRA


Por séculos, nos engajamos na luta pela igualdade racial.
Zumbi,Mandela,João Cândido( o navegante negro),Castro Alves...Longa caminhada na história..a proibição do tráfico negreiro,a lei do ventre livre,a abolição,a prisão de Nelson Mandela e sua ascenção política,o fim do apharteid, a decadência da Ku Klux Klan...kofi Annan na presidência da Onu, Barack obama na presidência dos estados Unidos...Foram anos e anos de lutas e vitórias. Muitos grilhões,mas merecidas glórias.
Hoje,em pleno século XX,apesar das constantes campanhas contra a discriminação racial,paesar da ascenção da raça negra em todos os setores da sociedade,vivemos ainda em um mundo hipócrita,camuflado por máscaras invisíveis ou comentários irônicos,piadas discriminatórias e atitudes racistas.
Pessoas que renegam a própria visão religiosa de amar ao próximo quando se trata da questão racial.
Em muitas cidades,o dia da consciência negra é celebrado com danças típicas da cultura negra,palestras,músicas...Nas escolas, o estudo da cultura afro se fez obrigatório ,porém sem aulas específicas,carga horária pré- determinada ou conteúdo próprio para esse fim,relegando essa tarefa muitas vezes ao esquecimento.
Na verdade,essa educação deveria ser ministrada nos educandários desde as séries iniciais fazendo parte da educação básica da criança,de sua formação para o exercício da cidadania,para que essa luta não caminhe a passos lentos.
Precisamos estar atentos aos rumos de nossa história para que não caia na estagnação.
A maior herança que se pode deixar aos nossos descendentes é a capacidade de viver com respeito e dignidade,respeitando as diferenças e exercendo a verdadeira cidadania,retirando de sua alma os grilhões , a auto-suficiência,a megalomania e a ilusória crença de que podemos julgar alguém ou que nascemos para sermos algozes.
Liberdade tem que ser sinônimo de igualdade, e só seremos verdadeiramnete livres quando pudermos viver verdadeiramente como irmãos.

Regina Xavier

ESSA VOZ...


Ah...essa voz que me tira o rumo
Que se faz presente mesmo quando durmo
Pois fica gravada em minha memória
Faz parte de meus dias, minha história .
Essa voz que soa como versos
Tatuados em meu corpo
Guardiães de meus universos
Transcendentais...
Posso ouvi-la mesmo que distante
Como canção ,melodia delirante
De encontros surreais.
Já nem consigo ouvir o badalar
Do relógio da catedral
Pois sua presença imaginária se faz real
Nos sonhos que te procuram misturando-te ao meu eu
E te encontro a navegar sobre o meu corpo
Sinto teu beijo em minha boca,em meu rosto
E minha alma levita à procura dos lábios teus.

Regina xavier

terça-feira, 17 de novembro de 2009

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA - 20 DE NOVEMBRO


Artigo de Opinião

A discriminação racial tem sua origem mais voltada pela aparência e cor da pele do que propriamente pela etnia.
Visto que vivemos em um país de miscigenação racial,não faz sentido ainda nos depararmos com uma educação familiar onde imperam os resíduos de uma cultura de nossos antepassados.
A cultura negra está inserida em nosso vocabulário,na dança (no samba que é a marca da alegria de nosso povo),no artesanato e em nosso dia a dia.
Desde que o Ministro da Cultura gerou vagas em universidades para negros para compensar o desnível social e a falta de oportunidade de estudos e empregos,muitos que se consideravam morenos ou pardos se declararam negros porque aprenderam que negro é raça e não cor.
Embora as leis do país tenham sido rígidas quanto à punição aos atos discriminatórios, é preciso repensar nossa educação familiar que valoriza a cor da pele, a textura dos cabelos e a cor dos olhos.
O preconceito ainda está aí, a olhos vistos.
A segregação ,muitas vezes camuflada,infelizmente ainda é uma realidade entre nós.
Buscar novos métodos de educação na escola,na família,nos grupos sociais,talvez minimizem os desvios de conduta futuros de nossos jovens “brancos”(?) que se consideram pertencentes a uma raça superior.
É preciso extirpar esse pensamento nefasto que corrompe o amor ,a paz entre os homens,é preciso ensinar à criança de hoje que somos todos irmãos,e mais que isso,é preciso ser exemplo de vida.
È preciso,não só neste dia em que comemoramos o dia da consciência negra,mas em todos os dias de nossa vida, repensar nossos atos,nossas palavras,nossas condutas e reconhecer que “o essencial é invisível para os olhos”(Saint Exupéry).
Muitos ,no decorrer da história ,lutaram por libertação e venceram,então agora,cabe a nós lutar e acreditar que o sonho de nossos heróis não foi em vão.
Ainda nos resta sonhar e acreditar em um mundo onde a paz seja nossa bandeira e que a verdadeira liberdade é fruto de um coração aberto para o exercício da fraternidade!!

Regina xavier