quinta-feira, 19 de novembro de 2009

CONSCIÊNCIA NEGRA


Por séculos, nos engajamos na luta pela igualdade racial.
Zumbi,Mandela,João Cândido( o navegante negro),Castro Alves...Longa caminhada na história..a proibição do tráfico negreiro,a lei do ventre livre,a abolição,a prisão de Nelson Mandela e sua ascenção política,o fim do apharteid, a decadência da Ku Klux Klan...kofi Annan na presidência da Onu, Barack obama na presidência dos estados Unidos...Foram anos e anos de lutas e vitórias. Muitos grilhões,mas merecidas glórias.
Hoje,em pleno século XX,apesar das constantes campanhas contra a discriminação racial,paesar da ascenção da raça negra em todos os setores da sociedade,vivemos ainda em um mundo hipócrita,camuflado por máscaras invisíveis ou comentários irônicos,piadas discriminatórias e atitudes racistas.
Pessoas que renegam a própria visão religiosa de amar ao próximo quando se trata da questão racial.
Em muitas cidades,o dia da consciência negra é celebrado com danças típicas da cultura negra,palestras,músicas...Nas escolas, o estudo da cultura afro se fez obrigatório ,porém sem aulas específicas,carga horária pré- determinada ou conteúdo próprio para esse fim,relegando essa tarefa muitas vezes ao esquecimento.
Na verdade,essa educação deveria ser ministrada nos educandários desde as séries iniciais fazendo parte da educação básica da criança,de sua formação para o exercício da cidadania,para que essa luta não caminhe a passos lentos.
Precisamos estar atentos aos rumos de nossa história para que não caia na estagnação.
A maior herança que se pode deixar aos nossos descendentes é a capacidade de viver com respeito e dignidade,respeitando as diferenças e exercendo a verdadeira cidadania,retirando de sua alma os grilhões , a auto-suficiência,a megalomania e a ilusória crença de que podemos julgar alguém ou que nascemos para sermos algozes.
Liberdade tem que ser sinônimo de igualdade, e só seremos verdadeiramnete livres quando pudermos viver verdadeiramente como irmãos.

Regina Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se a alegria é infinita e pode ser compartilhada,eis aqui um pedacinho de mim...Agradeço sua visita!!