domingo, 8 de novembro de 2009

ARTIGO DE OPINIÃO


Dificil entender por que, em nosso país,os valores monetários falam mais alto que a ética.
A noticia de que a prova do ENEM foi cancelada causou grande impacto em todos os setores da educação.
Cursinhos reformularam suas apostilas.escolas e educadores se voltaram inteiramente a atividades preparatórias,simulados,alunos intensificaram ritmos de estudos,abriram mão de outras atividades educacionais,sociais,esportivas para se dedicarem exclusivamente aos estudos para preparação para o ENEM cuja data já estava definida.
Na opinião de muitos estudantes,segundo a mídia,o cancelamento prejudicou aqueles que se dedicaram o semestre anterior aos estudos e passariam,após o ENEM a se dedicarem a leitura dos livros para os vestibulares e matérias relatvas aos respectivos cursos pretendidos.Por outro lado,muitos também gostaram do cancelamento porque consideram que terão mais tempo para se preparar.
Como educadora,não tenho conhecimento de como agem os responsáveis para manter o sigilo pela elaboração e confecção final das provas,mas penso que,sendo uma prova que viabiliza o futuro educacional de nossos jovens,não seria correto manter nas gráficas um sistema de filmagens desde o momento da entrega ate o recebimento do produto final?Não seria possível ter funcionários do governo ali,o tempo todo,para garantir que não seriam confeccionadas copias alem do necessario?A comissão de elaboração das questôes não poderiam assinar um documento de responsabilidade criminal caso a prova vazasse?O que deu errado afinal?Serão infundadas tais suspeitas?Seria apenas um trote feito ao jornal ao oferecerem as duas provas?O jornal teve acesso a essas provas?Ou poderia ser so uma tentativa de cancelamento por parte de pessoas interessadas no fracasso desse novo modelo de projeto social que da garantia de estudos aos menos favorecidos?
Teremos que esperar para que todas essas perguntas sejam respondida.Enquanto isso,intensificar ainda mais o ritmo de estudos e torcer para que o ENEM seja um sucesso,porque nesse novo molde,propiciou facilidadde de acesso a universidade aos estudantes e é uma tentativa de unificação do ensino em nosso país..
Precisamos ter fé e esperança de que ,algum dia,os valores eticos prevaleçam em nosso regime democrático,por isso defendo a ideia de que jamais deveria ter sido abolida a matéria Educação Moral e Cívica de nossos currículos.
Embora tenha sido instituída pela ditadura,aprendíamos moral e civismo na escola,aprendíamos a respeitar os idosos,a amar nossa pátria,a preservar a natureza,a respeitar as leis de trânsito e a cumprir com caráter e honestidade nossos deveres sociais.Conhecíamos todos os hinos,armas nacionais e até os nomes dos dirigentes do país..Hoje,infelizmente,não sabemso sequer os nomes dos candidatos em que votamos na última eleiçao,nem a qual partido pertencem (ou pertenciam na época das eleições) e nem sua ideologia.Desconhecemos os projetos sociais e aqueles que os acataram,ou votaram contra.Assinamos no momento do voto uma procuração para que parlamentares falem em nosso nome e legislem por nós e nem sequer tomamos conhecimento de suas ações.
O maior problema do Brasil é de ética,de falta de valores éticos,da ambição desmedida,da busca e dinheiro fácil.
È na educaçao que deposito minhas esperanças de um futuro melhor para nossos descendentes.Educação cujas bases ainda são a família,escola e religião.E essa educação so será possível quando ainda mantivermso a capacidade de ficarmos perplexos com situações semelhantes a essa do vazamento da prova e não considerarmos que foi bom por ser proveitoso no sentido de termos mais tempo para nos prepararmos.Nada a exaltar ou festejar nesse ato criminoso!!

Regina xavier

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