domingo, 8 de novembro de 2009

Geyse,a jovem hostilizada por universitários da Uniban.....Artigo de opinião


Moro em uma cidade do interior de |Minas Gerais,com altitude de 612 metros..cidade fria,longe de praias e com apenas dois clubes com piscinas.
Aqui não é comum vermos garotas de roupas muito curtas ou shortinhos mínimos justamente por ser uma cidadezinha interiorana de clima frio.
Porém, ao ler a reportagem da moça que foi agredida verbalmente na faculdade de São Paulo fiquei indignada.Mais indignada ainda fiquei com a postura da faculdade de expulsar a moça.
Em minha opinião,como educadora, se a roupa da garota estava causando transtornos e se,previamente já existisse no regimento interno da faculdade algum item que proibisse roupas curtas,a moça deveria ter sido então,primeiramente , advertida pela entidade educacional e somente após reincidência ser punida..
Agindo assim, a faculdade deu aos estudantes o direito de fazer justiça com as próprias mãos porque , na realidade, se a conduta da jovem causasse constrangimento a outrem,a atitude correta seria os estudantes se dirigirem à direção da escola e saber se a moça poderia freqüentar a faculdade com uma roupa que os alunos consideravam um atentado à moral. Então,em caso afirmativo,a própria direção se dirigiria à aluna e a advertiria.
Se na visão dos alunos ela estava errada,mais errada ainda foi a atitude de agressão verbal,constrangimento e incitação à violência.
Ouvi dizer, extraoficialmente ,que a jovem agredida, antes deste fato,demonstrava desvio de conduta dentro da instituição (fato publicado na mídia).Mas,por que,em momento algum ela foi suspensa com advertência escrita e registrada? Será que isso é verdade já que supostamente não existem registros anteriores?
Sou a favor da moral e dos bons costumes,mas antes de mais nada sou a favor da reeducação, dos registros formais de advertências,da reinclusão social através de diálogos entre pedagogos e alunos e não somente da punição severa e sem direito a defesa,pois,segundo entrevista concedida à mídia, Geyse não foi notificada da decisão da expulsão( e ela só tem 20 anos...).
Será que se Geyse fosse ao invés de ser chamada de "puta" fosse chamada de "gostosa" alguma atitude seria tomada?
Existem coisas muito mais escandalosas em nosso país em que os jovens ficam alienados sem sequer se manifestarem.
Coloquem então no regimento a proibição dos decotes,das cantadas,dos beijos, de andar de mãos dadas..afinal...a censura não está de volta??
Uma dica aos administradores da faculdade: contratem um porteiro com uma fita métrica na mão e quando o comprimento das saias não forem adequados ,nem deixem as alunas entrarem,assim,evitarão novos transtornos!!
Ah,camelòs de plantão:que tal alugarem jalecos nas portas das faculdades agora? A UNIBAN deu uma nova oportunidade para a economia informal...
Sendo assim,manifesto aqui meu repúdio pelo ato desumano de jovens universitários em pleno século XXI de um país democrático e aos administradores da Faculdade por tamanha discriminação e autoritarismo!!
Sou contra a violência seja de qual natureza for,assim como sou contra a discriminação contra a mulher ou a agressão verbal a qualquer ser humano( que proíbam então os jovens rapazes universitários de andarem sem camisa)!!Assim assumimos de vez o falso moralismo existente na sociedade contemporânea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se a alegria é infinita e pode ser compartilhada,eis aqui um pedacinho de mim...Agradeço sua visita!!