Por que razão um poema para concurso tem que ser inédito?
Por mais que eu tente não consigo compreender a razão pela qual quando um escritor vai participar de um concurso que envolve premiação em dinheiro exigem que o poema ,conto,cônica,seja lá o que for,seja inédito.
Vamos refletir sobre a situação: um escritor amador sempre sonha em publicar sua obra,sonho dourado,porém oneroso demais para a maioria dos autores.Sendo assim,o autor procura sites e blogs para publicar seus escritos para apreciação das pessoas para saber se realmente gostam do que escreve.
No mundo da música,quando a composição faz tremendo sucesso,no ano seguinte os cantores,autores,bandas recebem premiações porque a melodia agradou a massa,fez sucesso.
No cenário do cinema,lançam um filme e depois de assistido e apreciado ,depois de ter sido sucesso de bilheteria,fazem uma festa gigantesca para premiar text,cenário,intérprete,etc
Mas por que essas obras receberam o reconhecimento ,muitas vezes até internacionalmente?
Simplesmente porque foram expostos ao público,apreciados,aplaudidos,comentados.
Assim também deveria ser o mundo da poesia.o autor poderia participar com poemas que foram expostos em blogs,sites,jornais,revistas,comunidades virtuais e até mesmo publicados em antologias. Por que razão exigem sempre que o poema seja inédito?
Até concordo com a exigência de que o poema não tenha sido anteriormente premiado,mas o que tem acontecido é que criamos um poema inédito para cada concurso e esperamos meses aguardando o julgamento sem poder publicá-lo e caso o autor não ganhe o prêmio,também perde a oportunidade de concorrer com o mesmo poema em outros concursos visto que o mesmo já deixou de ser inédito.
Não seria mais fácil o escritor escolher para participação em concurso um poema já publicado e que foi amplamente apreciado pelos leitores?
Acho que já e hora de fazermos um manifesto contra a proibição de nossas publicações prévias,fazer blogagem coletiva,escrever artigos nesse sentido,criar comunidades virtuais de protesto contra essa obrigatoriedade,enviar e mail para as entidades organizadoras de concursos e divulgar nossa arte amplamente para que possa ser reconhecida mesmo após publicação virtual ou não,porque isso nos impede até de mantermos um blog de nossas próprias criações.
È chegada a hora de aderirmos a uma campanha de respeito a nosso trabalho amador e que nossos textos possam ser premiados não porque são inéditos,mas porque tiveram destaque entre nossos leitores e porque foram criados por nós em um momento puro ,único, poético e literário sem intenção prévia de concorrer com outros escritores.
Regina Xavier
Se possível, aos que aceitarem aderir a presente campanha,solicito que divulguem o presente texto por e mail e mensagens aos amigos poetas,comunidades virtuais e comissões organizadoras de concursos.Criem artigos nesse sentido e façamos um elo de união para que possamos mudar essa realidade.Somos amadores e temos o direito de deixar livres nossos sonhos e ideais.
Regina xavier
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Se a alegria é infinita e pode ser compartilhada,eis aqui um pedacinho de mim...Agradeço sua visita!!